Newsletter DGEG - Seminário do Projeto Hidrogenoma

Text

10-12-2019

Fonte: Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) – Newsletter mensal

No passado dia 10 de dezembro de 2019 realizou-se, no Centro de Congressos de Lisboa, o seminário de divulgação dos resultados do Projeto Hidrogenoma cofinanciado pelo POSEUR, organizado pela Direção de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos (DSRHG), no qual intervieram o Diretor Geral de Energia e Geologia, João Bernardo, e a Subdiretora Geral, Cristina Lourenço.

Cerca de 80 Águas Minerais Naturais (AMN) do território nacional, usadas em termalismo e em engarrafamento, foram alvo de um estudo inovador durante dois anos e meio, com o intuito de alcançar novos contributos científicos sobre estes recursos do domínio público do Estado. A riqueza e o potencial hidromineral de Portugal, bem como a necessidade sentida, ao longo dos últimos anos, de estudar o microbismo natural destas águas, foram a motivação da DSRHG na criação de uma nova estratégia para o desenvolvimento do conhecimento das AMN como “um todo”, permitindo a sua valorização e exploração mais eficaz.

Este projeto multidisciplinar interliga as áreas da geologia, da físico-química e da biologia, sendo considerado desde o início, pela DSRHG, a ferramenta que proporcionará o avanço no aproveitamento destes recursos. As AMN foram, pela primeira vez, caracterizadas ao nível da sua composição microbiana, utilizando a metagenómica como nova abordagem de estudo. Esta metodologia permitiu identificar as comunidades microbianas presentes nestas águas com material genético único e potencial bioatividade, detetar a presença de microrganismos exclusivos como código hidrobiómico das mesmas, assim como isolar e caracterizar os microrganismos viáveis, para melhor entender os sistemas aquíferos como unidades biológicas dinâmicas.

O seminário contou com 200 participantes, proporcionando o debate sobre o tema entre os concessionários, especialistas e o público em geral. Este evento constituiu um marco na história das AMN, o início de um capítulo, com a apresentação de um novo conceito: “Hidrobiogeoquímica”. Para acompanhar o projeto, consultar a plataforma Hidrogenoma, através do website da DGEG (www.dgeg.gov.pt).